Quem somos?
O Centro Social e Paroquial de Santa Clara-a-Nova é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) ligada à Paróquia de Santa Clara-a-Nova , criada por Decreto Canónico de 01/07/1998 pelo Rev. Bispo de Beja, D. Manuel Franco Falcão. Na base da sua criação esteve a constatação da existência, na Freguesia e Freguesias vizinhas, de uma população cada vez mais envelhecida, dependente, e carente de apoio familiar, uma vez que devido à falta de investimentos e empregos na região, os mais novos foram obrigados a sair para o Algarve, para outras zonas do país, e para o estrangeiro à procura de condições de sobrevivência para si e para as suas famílias.
Criada a IPSS, o passo seguinte foi ainda facilitado por D. Manuel Falcão que disponibilizou a antiga Residência Paroquial de Santa Clara-a-Nova, já semi-degradada, por falta de uso, para a instalação de um Centro de Dia e Unidade de Apoio Domiciliário.
Sem recursos financeiros para o desenvolvimento do projecto, recorremos à Segurança Social e outras Entidades com competência na área social. Fomos então aconselhados a apresentar uma candidatura ao Programa INTEGRAR que viria a ser aprovada e financiada pelo FEDER (75%), e pelo Estado Português (25%).
Passada a fase de construção, a obra foi inaugurada em 2 de junho de 2001, tendo iniciado o seu funcionamento em 16 de julho do mesmo ano. Procuramos desde então prestar um serviço de qualidade às pessoas que nos procuram, privilegiando sempre uma relação pessoal e de grande proximidade com aqueles que servimos.
Complementando o projeto inicial, dada a inexistência de um espaço amplo para o desenvolvimento de algumas actividades, e mercê de uma candidatura ao programa PRODER, em 2013 foi inaugurado o Centro de Convívio. Este espaço situa-se junto às instalações do Centro de Dia e, para além de servir os utentes do Centro Social e Paroquial, está também ao serviço de outros idosos e de toda a população da comunidade.
Aproveitando a existência nas instalações de uma pequena zona de quartos, projecta-se, a curto ou médio prazo, a abertura do serviço de Centro de Noite, destinado aos idosos, quer sejam ou não nossos utentes do Apoio Domiciliário, que sentem mais dificuldade em passar a noite sozinhos nas suas casas.
A Direção agradece o apoio e o carinho de toda a população no desenvolvimento destes projetos, e promete continuar a trabalhar com o mesmo empenho em futuros desafios, tendo sempre como prioridade o serviço dos mais frágeis da comunidade, e como base a prática dos valores do Evangelho de Jesus Cristo.